Loading

Uma casa sustentável para que ?

A arquitetura ecológica é um modo de concepção e de realização com preocupação de elaborar uma arquitetura que respeite o meio ambiente e a ecologia. Existem várias dimensões na arquitetura ecológica, algumas se interessam sobretudo na tecnologia e na gestão, outras privilegiam a saúde do homem e posicionam o respeito à natureza como centro das preocupações.

Podemos imaginar que, provavelmente, a residência sustentável ideal seria em um local isolado no meio da natureza, porém esse tipo de localização é muitas vezes inapropriado se colocarmos na balança os prós e contras. Em primeiro lugar, a deslocação incita uma expansão urbana enquanto é mais interessante se aproximar de centros urbanos. Em segundo lugar, o afastamento aumenta o consumo de energia, considerando o transporte como principal emissor de energia desnecessária.

De forma ideal, a residência sustentável deve evitar a expansão urbana e se integrar aos centros urbanos, e além disso, podemos distinguir diferentes diretrizes:

∎ A escolha de materiais naturais que respeitem a saúde do homem.
∎ A escolha da orientação dos espaços para favorecer a eficiência energética e reduzir o consumo energético.
∎ A elaboração de ambientes favorecendo o bem-estar definidos pelos projetos de paisagismo, interiores e luminotécnico.

Uma casa sustentável priorizando o bem-estar

Um dos pilares do bem estar na arquitetura é o paisagismo, já que o uso adequado de vegetação e suas infinitas variações afetam no estado de humor das pessoas. ​Além da diminuição da temperatura ambiente, o uso de massas vegetais, auxiliam no conforto acústico já que determinados tipos de plantas funcionam como um verdadeiro escudo contra ruídos. A vasta gama de cores, texturas e odores que um projeto paisagístico pode proporcionar tem efeitos muito positivos no estado de humor e na saúde humana, estudos feitos em hospitais apontam que pacientes que tem janelas posicionadas perto de jardins diminuem de forma considerável seu tempo de internação.

Os projetos de interiores também assumem papel de grande relevância e quando bem elaborados, nos remetem a sensações de tranquilidade, aconchego e bem estar. Por exemplo, um quarto que tem nos seus acabamentos o uso de materiais claros, cores calmas, luz indireta e amena com certeza trará sensação de aconchego e possibilitará ​o descanso do seu usuário.

A luz tem papel fundamental na arquitetura, como dizia Le Corbusier: “A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz”.


Como já dizemos anteriormente a luz solar tem papel de suma importância no projeto, mas não menos importante está também a iluminação artificial. Um projeto luminotécnico ideal deve propor soluções ao ambiente a que se destina e deve estar de acordo em relações a aspectos como intensidade, sombreamento e temperatura, por exemplo uma iluminação de uma residência deve ser agradável, amena e preferencialmente, possuir lâmpadas cuja a temperatura da luz seja mais baixa (cor quente), enquanto que a iluminação de um ambiente de estudo deve ser ampla, direta e com pouco sombreamento e temperaturas de luz mais altas.

Posicionamento e orientação

Pontos importantes na concepção arquitetônica partem (ou pelo menos deveriam partir) da orientação solar. Um projeto de arquitetura deve levar em conta os aspectos da natureza onde ele está inserido e o sol em um país tropical como o nosso protagoniza várias decisões projetuais. Uma edificação posicionada de forma adequada é mais eficiente energeticamente, mais econômica e salubre.

Leia nosso artigo a respeito da importância da ORIENTAÇÃO SOLAR AQUI.

Afinal, para construir sua casa sustentável é preciso passar por diferentes projetos que trarão todos os benefícios acima mencionados. Conseguimos destacar 4 tipos de projetos distintos:

∎ Projeto arquitetônico
∎ Projeto paisagístico
∎ Projeto de interiores
∎ Projeto luminotécnico

Faça seu orçamento clicando aqui.

Esses projetos são primordiais para a fase da construção de uma casa sustentável pois um bom planejamento é sinônimo de economia na execução das obras. As soluções sustentáveis adotadas em projeto podem ser revertidas em várias fontes de economia como a eficiência energética principalmente, o reaproveitamento de águas pluviais e a escolha de materiais alternativos com novas técnicas de edificação, por exemplo a do Light Steel Framing !

Se como nós, você é interessado(a) no que a arquitetura sustentável tem para nos trazer, sugerimos-lhe a leitura de nossos artigos a respeito de:
– Um exemplo de Casa Sustentável construída no condomínio Alphaville em Campo Grande | CLIQUE AQUI
– Um exemplo de projeto de Design de Interiores de uma casa no condomínio Alphaville em Campo Grande | CLIQUE AQUI
– Explicações sobre o conceito de construção do Steel Frame | CLIQUE AQUI
– Um projeto de casa sustentável construída com o conceito de Steel Frame – Maracaju MS | CLIQUE AQUI
– A importância do estudo de posição solar na construção | CLIQUE AQUI

Segue abaixo, imagens de um estudo de casa sustentável que elaboramos. Leia mais a respeito no site, CLIQUE AQUI

casa dahma
Kemily Onça | Arquitetura & Interiores | Campo Grande | Mato Grosso do Sul | (67) 3341-6415
casa sustentável
Kemily Onça | Arquitetura & Interiores | Campo Grande | Mato Grosso do Sul | (67) 3341-6415
casa sustentável
Kemily Onça | Arquitetura & Interiores | Campo Grande | Mato Grosso do Sul | (67) 3341-6415
casa alphaville
Kemily Onça | Arquitetura & Interiores | Campo Grande | Mato Grosso do Sul | (67) 3341-6415

Para mais informações sobre nosso escritório, pode curtir nossa página no Facebook, visualizar nosso Site ou conhecer um pouco mais nossos Valores.

Deixe uma resposta

Top